Provavelmente a resposta que você terá era "Uma Zenit". GRANDE parte das pessoas que conheço tiveram/tem uma Zenit.
A russinha simpática parecia um tanque de guerra. Totalmente manual, com operação simples, também foi a primeira câmera de muitas 35mm que passaram por aqui...
A russa, totalmente funcional. |
A Zenit 12XP é notavelmente uma câmera simples e funcional. Usa o filme 135 (35mm, sim, aquele do supermercado, e sim, ele ainda existe), fotômetro TTL (through the lens, ou "através da lente") usa 2 pilhas LR43 (ou LR44), tipo botão, fácil de se achar (algumas Zenit's mais antigas usavam fotômetro tipo Célula de Selênio).
O Viewfinder não continha nenhuma informação, era apenas a imagem em que você iria fazer o foco e fotografar, e dois leds vermelhos em que você fazia a fotometria.
Led aceso embaixo = foto subexposta. Para cima = foto sobre exposta. Os dois piscando = fotometria correta. Era muito simples, porém extremamente funcional.
Choque de gerações |
A lente era uma Helios 44M-4 (este ultimo número varia, não me pergunte porque, pois não muda nada) 58MM F/2 de rosca (M42), e dizem por aí que era uma cópia russa da famosa Carl Zeiss Biotar (58mm F/2). A lente é um destaque, tanto no filme quanto no digital, que falarei em outro tópico.
Helios em destaque: um pouco riscada, é verdade; porém capaz de produzir excelentes resultados |
Além da sua simplicidade, engana-se que a câmera era mal feita, ruim ou mal montada. Quando digo que a câmera é um tanque de guerra, acredite. Se ela caísse no chão, capaz de abrir um buraco, e você continuar fotografando com ela normalmente. Ela pesa +- 900 gramas. Porém ela é uma câmera agradável de usar. A ergonomia é tosca, claro, mas EU não tive problemas de se sentir desconfortável com essa câmera. Apenas os olhares que você atrai fotografando com ela, de pessoas curiosas, ou porque a vó tinha uma, ou porque não conhece, etc.
Tradicional foto da janela: você verá muitas por aqui |
O grande problema da câmera é ter seu viewfinder muito (muito) pequeno, dificultando para realizar foco, e composição. Seria legal se ela tivesse mais algumas opções de velocidade. Mas a lente da câmerazinha compensa tudo isso (sério, confie em quem vos escreve).
Marca de sujeira no negativo (no céu); as vezes isso acontece |
Minha dica é: Se você encontrar uma dessas em bom estado (leia: sem estar travada, com a tampa do fotômetro, e lente em boas condições; não precisa nem do fotometro funcionando na verdade, para isso pode se aplicar a regra do Sunny-16 tranquilamente) não tenha medo de adquirir. Claro, o preço certo também ajuda (algo entre 100 ~ 150 reais no máximo se estiver com case). Por favor gente. Pare de inflacionar o mercado da fotografia de filme. NINGUÉM (espero que não!) paga 300, 400 reais em uma Zenit. Por esse preço você encontra opções MUITO superiores, por mais que a russinha seja muito legal de usar.
As avres somo nozes |
Devo dizer que a câmera não foi REALMENTE usada. Talvez tenha rodado 2 filmes com ela. A lente atraiu muito mais, ainda mais que tinha a facilidade do digital. Por isso a falta de fotos a destacar fazendo o uso da Zenit, mas, quando tiver um post sobre a lente, aí a coisa muda.
E concluímos por aqui a passagem soviética (pt.1) do blog.
Extras:
Meu ângulo favorito da câmera. Deu para perceber? |
Spoiler alert |
Yes you can make selfies with it! |
Cheers!
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