Pular para o conteúdo principal

Canon Powershot S5 IS

Hey!
Dando inicio a uma sessão que provavelmente irei (iremos) atualizar com alguma frequência é sobre fotografia / câmeras / lentes.

Muita gente lembra do seu primeiro carro, da primeira espinha, da primeira namorada, do primeiro beijo, da primeira barba...
já eu lembro da minha primeira câmera (câmera de verdade, pois a Samsung Digimax 301 NÃO conta) digital.
Algum dia você pode ler sobre ela, mas não hoje
É, pois é.



Com 8.0 Megapixels, 12x de zoom numa lente F/2.7-3.5 com foco USM, e estabilizador de imagem, cartão SD, tela de 2.5 móvel, sapata para flash, possibilidade de usar lentes (tele, wide) e filtros (UV, Polarizador...)Essa era a CANON POWERSHOT S5 IS, ou apenas S5 para os íntimos Devo me lembrar até a data que comprei: 12 de abril de 2008, tamanha minha satisfação...


Alguns ângulos da Canon Powershot S5 IS

A concorrência dela, na época, eram as bem mais divulgadas Sony H-9 ou H-50. Ambas excelentes, porém o preço rodava 300 a 500 reais respectivamente mais cara que a S5.
A Canon era uma câmera mais difícil de se encontrar no mercado, onde o único lugar que se vendia era na loja em que eu comprei a mesma. Até hoje não entendo muito o por que disso, mas...



Em uso e com um pouco de parkson

Utilizei bastante a mesma, engatinhei nos princípios da fotografia, pois ela proporcionava ajustes manuais de velocidade e diafragma, ISO, balanço de branco... O zoom dela era excelente, 12x na época era bastante (a concorrente Sony dispunha de 15x) e o modo Macro dela era excepcional. 



Pequeno exemplo da capacidade Macro

O estabilizador de imagem se saia muito bem. Em situações de mais baixa luz, você conseguia fazer fotos em 1/15, e até menos se firmasse muito bem a câmera (em posição Wide). Em tele, o estabilizador entrava em função para que você conseguisse obter fotos mais firmes e menos tremidas, também dava uma mão para as fotos "panning".


Em boa iluminação era aonde a câmera se destacava

Mas nem tudo são flores.
Assim como a maioria das câmeras de sensor pequeno, ela sofria muito com o desempenho em ambientes fechados e com o Iso acima de 200 as fotos ficavam sofríveis. O Auto White Balance era fraco, e as vezes em luz fluorecente as fotos ficava bem verdes (obviamente você pode ajustar o WB, porém como um amador, não é sempre que você se dispõe a fazer esses tipos de ajuste).
Você ficar limitado ao ISO 80 e 100 começa a abrir seu apetite para câmeras dSLR. E foi exatamente isso que aconteceu (e era o esperado).



Com tudo que tinha direito: Tubo para filtro, para-sol e um Vivitar DF340ZC

Infelizmente acabei trocando a S5 por uma Sx20, e francamente me arrependo até o ultimo segundo de ter feito a troca. A S5 tinha uma resolução muito boa, e dentro de suas limitações, entregava imagens excelentes para a proposta da câmera (principalmente em ISO 80), fotos nítidas, pouco problema com aberrações, boas cores e ótimo contraste.



Pequeno crop de uma imagem em ISO 80

A experiência de ter a Canon S5 foi muito boa. Além das amizades conquistadas via fotografia com ela (como por exemplo, na época em que ainda se utilizava o Orkut, existia a comunidade da Canon S5 IS, onde participávamos de encontros, fora a troca de informação e de fotografia na página) foi um aprendizado muito legal, um teste de paciência e treinamento do olhar.

Cheers!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kawasaki Vulcan 750

Sempre achei que andar de moto fosse uma tarefa muito menos complicada do que carro. Até porque sempre andei de bicicleta ( não que tenha muito a ver, mas... ) A paixão por carro sempre foi maior, mas motos sempre figuraram por aqui. Quem nunca teve a miniatura da Ninja? Quem nunca quis a mesma? Quem nunca viu aquelas super bikes no MotoGP e não queria pilotar uma daquelas? Ou via aqueles tiozões na CB450, na Sahara se divertindo? O tempo passa e a gente tira carta. Algumas coisas ocorrem ( não entrarei em méritos agora ) e acaba caindo de paraquedas uma moto na sua garagem. Essa foi o começo e fim da Kawasaki Vulcan 750 ( ou apenas VN750 ) por aqui. Foto de antes de nos conhecer

Zenit 12XP

Pense na primeira câmera de filme que você teve em casa. Agora pergunte para seus pais. Provavelmente a resposta que você terá era "Uma Zenit ". GRANDE parte das pessoas que conheço tiveram/tem uma Zenit. A russinha simpática parecia um tanque de guerra . Totalmente manual, com operação simples, também foi a primeira câmera de muitas 35mm que passaram por aqui ... A russa, totalmente funcional.

Canon EOS 30D

A Canon EOS 30D foi muito presente por quem vos escreve. Muitas imagens capturadas por ela, muitas lentes usei com ela, bastante material mesmo . Frequentemente irá ser citada por aqui, ou com fotos com alguma lente manual que em breve postarei sobre. As muitas faces da Canon EOS 30D